Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

domingo, 23 de junho de 2013

Atividades para educação de jovens e adultos

[...] Deveríamos entender o “diálogo” não como uma técnica apenas que podemos usar para conseguir obter alguns resultados. Também não devemos entender o diálogo como uma tática que usamos para fazer dos alunos nossos amigos. Isso faria do diálogo uma técnica para manipulação, em vez de iluminação. (FREIRE, 1986, p. 122) Neste momento será feito uma pesquisa com os alunos como círculo de cultura, onde será feito uma investigação de seus conhecimentos prévios e para que ocorra a socialização entre alunos e professor. Sugestões de perguntas: O que te levou a voltar a escola? Você trabalha? Gosta do seu trabalho? Tem filhos? Mora em qual bairro? Mora com a família? Tem tempo para lazer com a família? O que mais gosta de fazer? Qual sua fruta ou comida preferida? Tema gerador: VIDA De acordo com as perguntas feitas pelo professor surgiram várias respostas, dentre as respostas ditas foram: dinheiro, amor, sete, vila Brasília, lugar, passeio, feira, comida, escola, trabalho, cansaço, fome, música, casa, cantar, banana. Palavra geradora escolhida para trabalhar a aula de hoje: BANANA 1- Já escolhida a palavra, agora é hora de aprender como escrevê-la. Primeiramente, é preciso separar essa palavra em pequenos pedaços. Esses pedaços se chamam sílaba. (O educador pode levar cada sílaba escrita em tamanho maior numa cartolina e cortá-la – estas serão as FICHAS-ROTEIRO). Logo, ler várias vezes cada qual pausadamente. Se possível, é interessante que o professor disponha esse material para cada aluno. Ficará assim: BA – NA- NA Em seguida procurar nos encartes de revistas e jornais (trazidos pelo professor) a imagem da banana. Perguntar sobre essa fruta banana, quem a conhece, quem gosta de comer bananas, se vai a feira para comprá-las, se a casca é lisa ou áspera, de onde vem. Em seguida distribuir as fichas feitas pelo professor com a palavra BANANA e ler com eles em voz alta: BA NA NA. Nas fichas terão: BA Be Bi Bo Bu e NA NE NI NO NU Mostrar a formação de pares como: baba, bebo, bina, boné. Solicitar que vão em dupla no quadro para formar palavras como no exemplo acima. 2. Solicitar que os alunos pesquisem em revistas e jornais as letras da palavra BANANA e cole-as no caderno. 3. solicitar aos alunos que eles desenhem a fruta BANANA 4. Identificar e pintar no texto a palavra BANANA A História da Banana Era uma vez uma banana pirada, Que não queria ficar no cacho O dia todo pendurada. - Eu acho Que vou para floresta, Pra não virar bananada! Vivia reclamando A banana enfezada. Um dia, Fugiu a danada, Pulando pra tudo Que é lado, Sem ligar pra nada. Pulou, pulou, Ficou toda suada. - Vou tirar a casca E andar pelada! Assim pensou A banana enjoada. Tirou, tirou, tirou, Ficou tão branquinha, Tão gostosa Que acabou Rainha da macacada... Safada! Lalau (disponível em: http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2007/10/poesia-infantil-3.html)

Arquivo do blog