Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL


ENSINO FUNDAMENTAL:
LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE.

 Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu



contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
 Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. ("Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(...)". Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
 Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração (veja links na Pesquisa Escolar, Portal Positivo) , percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: "De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem - não apenas no carnaval?". (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).
MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS: DST’s – Efeito de bebidas e drogas.


ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
 Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. (veja links na Pesquisa Escolar). Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).
HISTÓRIA
 Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
 Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar o carnaval desde o seu início, relacionando acontecimentos

históricos à comemoração. No Conteúdo Multimídia na Pesquisa Escolar, você encontrará algumas características dos festejos desde a época da escravidão, quando o carnaval era chamado de entrudo, e nas décadas de 20, 30, 40 e 50. A apresentação dos alunos para os colegas pode ser caracterizada de acordo com a época. Carnavais em outras partes do mundo também podem ser objeto de estudo. (Entrar em conteúdo multimídia, digitar a palavra carnaval e clicar em pesquisar).


BIOLOGIA, QUÍMICA E MATEMÁTICA
 Durante o carnaval, há um aumento significativo no consumo de bebidas alcoólicas, o que resulta no aumento de acidentes nas ruas e estradas, além de inúmeros homicídios.
Debata com seus alunos o que poderia ser feito para diminuir essas tristes estatísticas.
O professor de Química poderia fazer experiências mostrando os efeitos do álcool no sistema nervoso e no estômago de um adolescente. (Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).
BIOLOGIA, TEMAS TRANSVERSAIS, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
 O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a Antiguidade, com as descrições das bacantes (ou bacanais), até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por

organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, acreditam que é hora de liberar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências (ledo engano!). O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, para não citar outras seqüelas.
Se os seus alunos já receberam orientação sexual e conhecem métodos contraceptivos, têm noção dos riscos de relações sem uso de preservativos e sabem o que são DSTs, encarregue-os de elaborar


uma campanha para orientar os foliões sobre os riscos do sexo sem responsabilidade. Se possível, com cartazes e folhetos explicativos.
Caso seus alunos ainda não tenham recebido orientação sexual, este é um momento propício para fazê-lo (antes que eles sejam vítimas da falta de informação).
Veja no Conteúdo Multimídia algumas campanhas educativas de prevenção à Aids no Carnaval. (Pesquisa na Internet e Portal Positivo).
SOCIOLOGIA
 Reflita com seus alunos quais são os aspectos sociológicos envolvidos no carnaval brasileiro, eles poderão fazer um pesquisa a fim de participarem de um debate em sala de aula sobre quais são os benefícios que esta festa popular trás a sociedade e quais são desvantagens que ela proporciona. Poderá ser inserido também, como a mídia expõe o carnaval, será que todos respeitam um censo de ética e moral?

Interessante né? Copiei esse projeto de um site mas esqueci de colar a fonte.

Educação


È uma pena que as pessoas não acreditam na educação, não se dão conta de como ela pode mudar uma nação inteira. Mas é isso ai,ainda bem que existem pessoas que lutam por isso, que acredita que isso um dia vai mudar. Porque não aprendemos ser educadores e sim nascemos educadores... Estou muito feliz por isso, sei que um dia teremos um reconhecimento, aliás a nossa profissão e a que formam todos os outros profissionais... Desistir nunca!!! Sei que nunca mudarei uma sala inteira, mas só de fazer a diferença na vida de um aluno é muito gratificante.Sou a favor da paralização dos professores que sempre fazem greves para receberem o que são deles de direito, o governo que é mentiroso, hipócrita... Mas o governo não quer investir na educação, pois tornaria as pessoas mais críticas, reflexivas, seres pensantes e com certeza saberiam votar... sei que um dia isso vai mudar!!!

Arquivo do blog