Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Veja aqui como é que surge o lápis, companheiro de todos os alunos



Tudo começa com uma sementinha, que vai crescendo até transformar em uma árvore pronta para o corte. Ela demora até 18 anos para chegar ao ponto de virar madeira de lápis! E vai direto para as máquinas das fábricas - acompanhe o processo abaixo.
História Mas nem sempre existiu lápis para escrever e desenhar.No tempo do Império Romano, as pessoas usavam barras redondas de chumbo nada prático, aliás.
Só no século 12 surgui o primo lápis, bem diferente dos usados hoje. Era feito da misturas de dois mentais: prata e estanho. Foi usado por artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), autor de "Mona Lisa".
Já o grafite surgiu um tempinho depois: por volta de 1400. No início, as barras de grafite eram embrulhadas em pele de ovelha. Depois ele passou a ser encaixado e colado em pequenas ripas de madeira aí já era parecido com os que voçê usa hoje na escola.

Curiosidades

Número: uma árvore jovem, colhida em plantação própria para a produção de lápis, pode produzir cerca de 2.500 unidades.

Mina: o grafite usado como mina de lápis de cor tem uma composição igual à do diamante. Ambos são compostos de carbono.

Espaço: A Nasa, a agência espacial americana, investiu milhares de dólares na pesquisa de uma caneta que contornasse a gravidade e pudesse ser usada no espaço. A Rússia resolveu o problema: seus astronautas levaram lápis.

Bilhões: o lápis é um dos objetos mais usados no globo. O Brasil é o maior produtor, com 1,6 bilhões de lápis feitos ao ano. Os amiores consumidores são os americanos: 2,5 bilhôes de lápis por ano.

Cor: O lápis de cor surgiu em 1820, num catálagode produtos, o vermelho apareceu pela primeira vez. Mas pesquisadores acreditam que seu desenvolvimento tenha ocorrido já na antiguidade.


Ciclo do lápis

1)As sementes são plantadas em um viveiro, ali são adubadas, regadas e tratadas. Elas vão germinar em dez ou quinze dias.
2)Quatro meses depois, com uns 25 cm de altura, as mudas saem do viveiro e são plantadas nos parques florestais.
3)Com 3 anos, as árvores já têm 4 metros de altura, aí para facilitar seu crescimento, os galhos mais baixos são podados e deixados no solo para fertilizar a terra.
4)De tempos em tempos, é feita uma colheita parcial de árvores(em geral as mais fracas e tortas) para não deixar o solo exposto, proteger a fauna e aumentar a produtividade do plantio.
5) A colheita final ocorre entre os 15 e 18 anos, quando outras mudas são plantadas no lugar daquelas árvores que forem derrubadas.



6) Começa, então, o processo de industrialização da madeira: as torras com mais de 14cm de diamêtro são levadas da plantação para a fábica.
7) As torras mais finas são usadas para produzir energia nas fábricas, em forma de vapor. Na indústria, a madeira começa a ser preparada para se transformar em lápis.
8) Primeiro, a madeira é cortada em tabuinhas e recebe tratamento especial de secagem e tingimento. Isso tudo é para a madeira ficar macia, deixando o lápis mais fácil de ser apontado.
9) Depois o tratamento, as tabuinhas prontas ficam armazenadas e descansam durante 60dias.
10) Agora, o lápis começa a tomar forma. Uma máquina abre canaletas nas tabuinhas, onde são coladas as minas(o miolo do lápis) de grafite ou de cor.
11) Depois, cola-se outra tabuinha com canaletas por cima, formando um 'sanduiche" que é prensado numa máquina.
12) O "sanduíche" é processado no formato dos lápis. Eles são pintados, enverninizados, apontados e distribuídos em caixas com 12, 24, 48 unidades. Daí vão para as lojas.



Fonte: UOL / Folhiha

Arquivo do blog