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segunda-feira, 11 de março de 2013

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Pessoal,pelas minhas andanças na internet me deparei com esse artigo, que por sinal muito interessante e resolvi compartilhar com vocês... 1.INTRODUÇÃO O brincar na Educação Infantil e series iniciais, tem sido objeto de estudo, sendo sempre levando em conta a grande importância que há em momentos em que as crianças brincam e assim tem o seu desenvolvimento cognitivo cada vez mais ampliado. A atividade em que em que a brincadeira está presente torna o ambiente da aprendizagem bem mais enriquecedor, pois o ato de educar não está restrito simplesmente a um quadro de escrever e uma carteira onde o aluno fica sentado, vai muito além da transmissão de conhecimento. Segundo Aranha (2006) “A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho”. 2. REFERENCIAL TEÓRICO É através de brincadeiras que as crianças interagem com mais intensidade no ambiente em que está inserida. O aluno quando chega a escola traz em sua bagagem muitos conhecimentos adquiridos no cotidiano e que vem cheio de atividades lúdicas. Quando o educador faz uma atividade lúdica não importa apenas a realização da atividade e sim o momento que o aluno vive, o ato pedagógico a ação causada pela utilização do lúdico, em que é possível passar por momentos de fantasias estando dentro da realidade, promovendo momentos satisfatórios, conduzindo a educação, permitindo com que a criança tenha maior prazer em aprender. “Educar é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio, interação essa que se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida”. Libâneo (apud ARANHA, 2006, p. 31 – 32) A brincadeira e o jogo estão presentes em todas as fases de desenvolvimento da nossa vida, sendo o lúdico muito importante para o nosso desenvolvimento cognitivo uma criança e depois um adulto que não se permitem ou não tem ou tiveram a oportunidade de vivenciar muitos momentos de ludicidade acabam se tornando pessoas sem muitas criatividades. “Brincar é satisfazer necessidades com a realização de desejos que não poderiam ser imediatamente satisfeitos. O brinquedo seria um mundo ilusório, em que o desejo pode ser realizado”. (Vigostski 2007, apud NAVARRO, 2009, p. 2125) O brincar é tão importante que a criança consegue interagir com mais vontade, propriedade e sabedoria. Exemplo são as aulas de matemática onde o educador utiliza além de outros recursos didáticos a música, permitindo que o seu educando possa interagir com os outros colegas de sala, ou seja, torna o ambiente social escolar, em um espaço onde estudar matemática acaba se tornando uma situação prazerosa. Toda criança gosta de música. Os professores, muito frequentemente, ensinam cantigas aos pequenos, geralmente acompanhadas de danças, gestos e expressões (coreografia) e reconhecem que a musica favorece a sociabilidade, o respeito-mútuo e a cooperação, melhora a coordenação motora, a atenção e a comunicação. Além do canto propriamente dito, muitas outras atividades lúdicas, abrangendo o universo sonoro e musical da criança, podem ser promovidas com o intuito de construir seu pensamento lógico-matemático. (Revista do Professor, 2009, p. 5). A Educação é algo imprescindível na vida do ser humano e é na Educação Infantil primeiro e principalmente que a criança vivência com maior intensidade o lúdico e cabe ao Educador(a) planejar as aulas sempre utilizando materiais adequados e também um espaço educacional que permita maior interação da criança com o universo escolar proporcionando ao educando prazer pela escola, pela educação. “As brincadeiras musicais representem um inestimável benefício para a formação da personalidade da criança, contribuindo para reforçar todas as áreas do pensamento infantil”. (SMOLE, apud Revista do Professor, 2009, p.5). No brincar o jogo é muito importante, sendo a escola fundamental pela seleção de jogos para que possa ser enriquecido cada vez mais o ato de ensino-aprendizagem. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e também sente que é importante vivenciar a partilha e atividades em grupo com os colegas. “É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... como se fora brincadeira de roda...” http://ludicidade-e-educao.blogspot.com (MARCELINO, NELSON.C.,1996.p.38) Uma criança que tem oportunidade de está inserida em um espaço que lhe proporciona desenvolvimento da criatividade terá mais chance de ser um, adulto sem “medo” de se expressar em publico, pois o lúdico permite uma, maior interação com o social. “É importante oferecer a criança ambientes agradáveis onde se sinta bem e a vontade, pois a criança deverá se sentir como integrante do meio em que está inserida”. http://ludicidade-e-educao.blogspot.com (FERREIRO 1998). A família é fundamental para o desenvolvimento da criança e de grande importância, principalmente no ato de contar histórias, o que reflete como uma ótima situação de aprendizagem no momento em que a criança começa as suas aulas na escola, o que também facilita o processo de construção do conhecimento em que o professor(a) é facilitador. “O papel do professor de Educação Infantil é de suma importância. E ele sendo um professor-contador pode contribuir ainda mais para com o aprendizado de seus alunos”. (Revista do Professor, 2009, p.5). 3- CONCLUSÃO O lúdico é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da criança, é através de brincadeiras, músicas e outros que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais enriquecido. Então cabe a cada um de nós educadora/educador deixar nos permitir que o lúdico esteja presente em nossa sala de aula, para que nossos educandos sintam prazer em aprender “brincando”. Portanto nosso papel enquanto educadores(as) é buscar sempre inovar nossa pratica em sala de aula, no intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, principalmente as de educação infantil, para que possam sentir prazer e motivados em está na sala de aula, no sentido de fortalecer o desenvolvimento cognitivo. 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3º Ed. Ver. Ampl. – São Paulo: Moderna 2006. Música e matemática. Revista do Professor, Porto Alegre. Ano 25. Número 99, jul./ set. 2009. O papel do lúdico na atividade pedagógica – Disponível em: http://ludicidade-e-educao.blogspot.com/ em: 29 de novembro de 2010. NAVARRO, Mariana Stoeterau. O Brincar na Educação Infantil. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR – PARANÁ, 26 a 29 de out. 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2693_1263.pdf, acesso em: 18 de novembro de 2010. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/68291/1/A-IMPORTANCIA-DO-BRINCAR-NA-EDUCACAO-INFANTIL/pagina1.html#ixzz1Oz5W1zhG Fonte: www.webartigos.com

A maior favela do mundo

A maior favela do mundo é a comunidade de Kibera, em Nairobi, capital do Quênia, com cerca de 2,5 milhões de habitantes. Como em toda favela, as condições de saneamento, habitação e infraestrutura são extremamente precárias. Pela definição da Organização das Nações Unidas (ONU), favela é um conjunto de moradias em que se vive sem um ou mais dos seguintes itens: água potável, instalações sanitárias próprias, segurança e número suficiente de cômodos. A África é o continente com mais gente nessas condições: 61,7% dos habitantes. Em Serra Leoa, recordista mundial, 97% da população urbana vive em barracos. A Rocinha, maior favela do Brasil, é dez vezes menor do que Kibera, com cerca de 250 mil moradores.

10 Razões para estudar geografia

Para entender básicamente os sistemas físicos que afetam o cotidiano (por exemplo, terra do sol-relações, ciclos de água, vento e correntes oceânicas). Para saber a localização dos lugares e as características físicas e culturais desses locais, a fim de funcionar mais eficazmente no nosso mundo cada vez mais interdependente. Para entender a geografia de tempos passados e como geografia desempenhou papéis importantes na evolução das pessoas, suas idéias, lugares e ambientes. Para desenvolver um mapa mental de sua comunidade, província ou território, país e do mundo para que você possa entender o "onde" de lugares e eventos. Para explicar como os processos de sistemas físicos e humanos organizaram e, por vezes mudou ou mudam a superfície da Terra. Para compreender a organização espacial da sociedade e ver ordem no que muitas vezes parece ser espalhamento aleatório de pessoas e lugares. Para reconhecer as distribuições espaciais em todas as escalas - local e mundial -, a fim de compreender a complexa conectividade de pessoas e lugares. Para ser capaz de fazer julgamentos sensatos sobre assuntos que envolvam relações entre o ambiente físico e da sociedade. Para apreciar a Terra como a pátria da humanidade e fornecer informações para decisões de gestão sábias sobre como os recursos do planeta devem ser usado. Para entender a interdependência global e se tornar um melhor cidadão global. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/geografia/geografia.php acesso em 11/03/13

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