Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sugestões de atividades para fazer em casa com a família


Atividades familiares em casa promovem o fortalecimento dos laços entre pais e filhos e entre irmãos. É uma boa oportunidade também para os pais conheceram os amigos dos filhos.
Se a sua rotina não permite que você fique muito tempo em casa durante a semana, isso não deve ser um empecilho. Faça estes programas com seu filho no fim de semana e, durante as folgas, feriados ou quando a oportunidade familiar permitir.
Algumas sugestões para atividades:


1.Sessão pipoca
Não tem passeio mais simples e gostoso do que uma sessão pipoca. Nela, super-heróis e monstros entram em ação e a criançada se diverte e solta a imaginação: Não precisa estar no cinema para que a magia aconteça. Transforme sua sala em um cinema de última geração, com pipoca, filmes interessantes ao gosto da molecada, poltronas malucas, deixe a sala escura e até faça ingressos de papel para dar mais realidade à brincadeira. Ao final da exibição, sente com as crianças e as chame para um debate sobre o filme e perceba suas impressões sobre o tema.

2.Oficina de teatro
Sabe aquela roupa velha e a peruca do carnaval do ano passado? E a maquiagem que você não usa mais? Que tal reunir roupas e objetos e montar aquele figurino para entrar no clima do teatro. Você pode fazer usar o sofá para a platéia sentar, afastar os móveis ou colocar cadeiras no quintal. As crianças devem escolher seus personagens.
A ideia é que todos participem e a história seja construída em grupo. Ao final da apresentação, cada um pode falar de como foi ser ator por um dia, sugere a psicóloga. Sua casa vira um palco onde o improviso garante boas gargalhadas e muita interação.


3.Contação de histórias
Era uma vez........ a estante empoeirada da sua casa e os amigos de seu filho. Além de muito interativa, já que as crianças participam, a contação é importante para o desenvolvimento da imaginação das crianças e para o aperfeiçoamento da língua, no caso de crianças menores . Livros são bem vindos em qualquer ocasião e não tem quem não se prenda a uma história bem contada, bem organizada e criativa.
A contação de histórias em grupo envolve imaginação, coordenação motora, informações culturais, desinibição e tantas outras habilidades tanto de quem conta quanto de quem as escuta. É fundamental para o desenvolvimento infantil.

4.Piquenique maluco
Não dá para ir ao parque? Se você tem um jardim em casa ou algum espaço livre para estender uma toalha, o piquenique já está quase completo. Bastam algumas guloseimas para curtir a diversão. É legal convidar os amigos e cada um trazer um prato. Música e brincadeiras fazem parte do programa.


5.Culinária divertida
Se o lema é colocar a mão na massa, que tal brincar de chef de cozinha? As crianças podem escolher a receita, ajudar a preparar e decorar com muita criatividade.A brincadeira é divertida e faz com que as crianças se familiarizem com os afazeres domésticos, mas todo cuidado é pouco, pois, cozinhar significa mexer com fogo e objetos cortantes. Os pais ou o adulto responsável pela criançada deve ficar atento aos perigos inerentes a cozinha.


6.Ateliê de pintura e artes
Olha a tinta!! Massa de modelar, aquarela, tela, pincéis, bonecos de argila, cartolina e telefone sem fio. A oficina de artes é um programão tanto para os pais quanto para os filhos que aprendem juntos o prazer da arte e treinam a coordenação motora em obras que podem enfeitar sua casa. Que mãe resiste a um desenho feito por seu pequeno?

7.Cachoeira no quintal
Alguém já viu criança que não gosta de piscina ou praia no verão? Se a ida a praia, piscina ou cachoeira pesam no bolso ou não se encaixam na rotina, não tem problema. Monte uma "floresta" no quintal.Pendure uma mangueira no varal ou no muro de casa (mas cuidado para o desperdício. Reaproveite a água), espalhe esteiras no chão e depois distribua picolés caseiros para refrescar a garotada.Mas é importante entrar no clima e fazer de conta de que realmente ali é uma cachoeira, senão a imaginação, que é a parte principal da brincadeira, fica prejudicada.

8.Campeonato de jogos
Quebra-cabeça, dominó, mímica, xadrez, dama, vídeo-game. O que não faltam são jogos para distrair as crianças nas férias. Mas a brincadeira fica muito mais divertida se todos organizarem um campeonato.
Crianças adoram competição. Ela é importante para que eles aprendam que tudo na vida tem um preço e que para ganhar é preciso dedicação e saber perder.

9.Camping no fundo de casa
O contato com a natureza e as brincadeiras são as principais atrações dos campings nas férias.As crianças esperam ansiosas pela trilha e pela curtição de morar em uma barraca por alguns dias, mas se o camping de verdade está muito fora do orçamento ou do tempo que os pais e a família têm livres para isso, improvise.
Monte a barraca no quintal. Se tiver um jardim é melhor. Caso não tenha barraca, monte uma com lençóis e forre o chão com um edredom ou algo mais macio para não machucar. Monte uma programação com jogos de escoteiro e simule uma trilha pela casa descobrindo novos espaços.

10.Aula de ginástica na sala
Férias também é tempo de praticar exercícios físicos. Aproveite a oportunidade para desenferrujar o esqueleto com seus filhos. É uma maneira de incentivá-los a praticar esportes e ter hábitos mais saudáveis, explica. Mas tome cuidado para não exagerar na dose ou fazer exercícios de maneira errada. A ideia é apenas brincar.


11- Caminhada familiar
É durante este tipo de atividade que os filhos têm a oportunidade de ver os pais como amigos e desenvolver a confiança neles, por isso, mantenha este caminho aberto. Laços afetivos fortalecidos: Sãos estes laços que moldam a personalidade da criança e a fazem ajustar seu papel na sociedade e na família.

http://misteriosdemae.blogspot.com/2010/06/sugestoes-de-ativdades-para-fazer-em.html acesso em 21/07/2011 às 23:24

Arquivo do blog