Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Goiânia


Goiânia já nasceu capital e sua região metropolitana, com 11 municípios, abriga hoje uma população de 2.150.097 habitantes. A capital do estado de Goiás foi idealizada pelo médico Pedro Ludovico Teixeira e o seu traçado planejado pelo arquiteto Atílio Correia Lima e pelo engenheiro Armando Augusto de Godói, no ano de 1934. É uma cidade que foi previamente planejada, assim como Belo Horizonte e Brasília. O nome "Goiânia" foi escolhido através de um concurso cujo vencedor foi o professor Alfredo de Castro, que atendia pelo pseudônimo de Caramuru. Foi utilizado pela primeira vez em 2 de agosto de 1935.
A primeira capital foi Vila Boa, atual Cidade de Goiás (que recentemente recebeu da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade), à época escolhida para capital de Goiás por suas riquezas auríferas. Mais tarde, entretanto, ficou constatado que a criação de gado e a agricultura representavam papel importante no desenvolvimento do estado, daí a necessidade de mudança da capital em atenção aos interesses econômicos do estado.
A mudança se deu durante o governo do Dr. Pedro Ludovico Teixeira que, em outubro de 1933 fez lançar a pedra fundamental da nova capital na região de Campinas, atual bairro de Goiânia. Em 23 de março de 1937 foi assinado o decreto n° 1.816, transferindo definitivamente a capital de Vila Boa para Goiânia, mas a solenidade oficial aconteceu somente em 5 de julho de 1942. Na década de 60, a capital federal foi transferida do Rio de Janeiro para o coração do cerrado brasileiro, trazendo um grande surto de desenvolvimento para Goiânia, que fica a menos de 200 quilômetros de Brasília.
Goiânia é uma cidade moderna, localizada bem no centro do país, próxima à capital federal e a menos de 1000 km de São Paulo. Está ligada aos principais centros do país por uma moderna malha rodoviária e por todas as companhias de transporte aéreo. É uma cidade bem cuidada, com ruas arborizadas e canteiros floridos entre suas largas avenidas. Conserva em seus parques ecológicos espécies da fauna e da flora do Planalto Central Brasileiro. É conhecida, também, como a capital do agrobusiness do País e a "cidade jardim", devido à variedade de flores em suas praças e canteiros. Sua economia está voltada para as atividades comerciais e industriais, destacando-se no setor de serviços, mais exatamente na área educacional e da saúde. Mais recentemente, foi descoberta também sua vocação para o turismo, sobretudo na área dos grandes negócios, movimentando o ano todo a rede hoteleira da cidade e o seu Centro de Cultura e Convenções.
Sua altitude média é de 749 metros acima do nível do mar, que não banha a região Centro-Oeste. Apresenta 270 dias de sol durante o ano e seu clima é ameno, com temperaturas variando entre 22° C e 33° C, na maior parte do ano. Ocupa uma área de 929 quilômetros quadrados e é servida por um dos mais avançados sistemas de transporte do país. Segundo o IBGE, o município de Goiânia tem uma população de 1.090.737 habitantes, sendo que 99% é urbana. Seus limites geográficos são: ao norte, o município de Nerópolis e Goianápolis; ao sul, Aparecida de Goiânia; a leste, Bela Vista; e, a oeste Goianira e Trindade.
Em 1988, o estado de Goiás foi dividido, dando origem ao atual estado do Tocantins, que ocupa toda a área norte do antigo estado de Goiás, ficando Goiás situado, como antes da divisão, na Região Centro-Oeste, e o estado do Tocantins na Região Norte do País. Enfim Goiânia é uma cidade linda e maravilhosa de se viver, vale a pena conhecê-la.

PARABÉNS GOIÂNIA, PELOS SEUS 78 ANOS...

http://www.topgyn.com.br/conso01/goias/conso01a01.php acesso em 24/10/2011 às 23:35

Aniversário do Blog


Hoje meu blog completa um ano. Meu Deus como passa rápido... Quero agradecer aos meus seguidores, aos visitantes, as pessoas que acreditaram em mim e me incentivaram, meus agradecimentos todo especial, porque sem vocês eu não teria essa inspiração de escrever todos os dias. Quero agradecer a Deus por ter me iluminado e sempre me dar idéias criativas (vamos dizer assim). Me sinto muitíssimo feliz!

Arquivo do blog