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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pinheirinho de Natal


Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram alegres.

Crianças, homens e mulheres vinham vê-lo, trazendo presentes pobres e ricos.

Perto do estábulo, onde dormia o Menino Jesus, num berço de palha, havia três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.

Vendo aquela gente que iam e voltavam, passando embaixo dos seus galhos, as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus.

- Eu vou dar a minha palma maior e mais bela para que ela abane docemente o bebê – disse a palmeira.

- Eu vou apertar as minhas olivas, o óleo servirá para amaciar os seus pezinhos – disse a oliveira.

- E eu? Que posso dar? – perguntou o pinheirinho.

- Você não tem nada para dar!

Responderam as outras.

Suas agulhas pontudas poderiam picar o Menino Jesus.

O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente:

- É mesmo. Vocês têm razão. Nada tenho para oferecer.

Um anjo que estava ali perto, escutou a conversa e teve pena do pinheirinho, tão humilde, tão triste, que nada podia fazer porque nada possuía.

Lá no céu as estrelinhas começavam a brilhar.

O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as.

No mesmo instante elas desceram com boa vontade e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho que ficou iluminado!

Lá no bercinho, dentro do estábulo, os olhos do Menino Jesus brilharam ao ver aquela árvore tão linda!

É por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam com luzes o pinheiro, no tempo do Natal.

Ivete Tayar
(autora)

Disponível em:
http://blog.casadoestudante.g12.br/carlajn/2009/11/27/voce-vai-amar-essa-historia/ acesso em 07/02/2011 as 22:22

Poema Xícara



Disponível em:
http://blog.casadoestudante.g12.br/carlajn/2009/11/13/achei-um-encanto/ acesso em 07/02/2011 as 21:29

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Profissão Pedagogo ou profissão em extinção?


Realizado anualmente, o último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) constatou que o número de formandos dos cursos de Pedagogia e Normal Superior - que preparam professores para as primeiras séries da educação básica - caiu pela metade, em quatro anos. Em 2009, 52 mil docentes concluíram esses cursos, ante 103 mil, em 2005. O Censo também registrou queda no número de graduandos nos cursos de licenciatura, que preparam professores para lecionar nas últimas séries do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio. Em 2005 foram 77 mil e, em 2009, 64 mil. No mesmo período, porém, o total de formandos no ensino superior passou de 717 mil para 826 mil.
Isso ocorre porque, ao contrário do que ocorria há quatro ou cinco décadas, quando o professor dos antigos cursos de 1.º e 2.º graus gozava de enorme prestígio social, as novas gerações não se sentem atraídas pelo magistério público. Por causa do aviltamento dos salários, mas em grande parte também por causa das péssimas condições de trabalho - especialmente nas escolas públicas situadas em bairros pobres e nas periferias das grandes cidades - e da subsequente desvalorização da carreira, os jovens de hoje estão optando por cursos que proporcionam, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, carreiras com salários mais altos e trabalho mais gratificante.
Para tentar reverter essa tendência de queda do número de alunos nos cursos superiores destinados à formação de docentes e acabar com o déficit de professores qualificados nas escolas públicas, o MEC tomou duas importantes medidas. A primeira foi a criação, em 2008, do piso nacional para o professorado, com o objetivo de unificar o salário de ingresso no magistério público, em todo o País. Este ano, o piso foi estabelecido em R$ 1.183 para os professores com jornada de 40 horas semanais de aula. No entanto, por falta de recursos orçamentários, pelo menos seis Estados continuam pagando bem abaixo desse valor.
A segunda medida foi adotada pelo MEC em 2009, com o lançamento do Plano Nacional de Formação de Professores. A iniciativa tinha por objetivo qualificar os 636 mil professores das redes escolares municipais e estaduais de ensino infantil, fundamental e médio que não tinham curso superior ou vinham lecionando em área diferente daquela em que se formaram, assegurando vagas em universidades públicas e adotando estímulos pecuniários, sob a forma de prêmios e bolsas de estudo. A ideia era oferecer pelo menos 331 mil vagas, até 2011. Mas, como a experiência está em andamento e a conclusão dos cursos de pedagogia e licenciatura leva tempo, a medida ainda não surtiu os efeitos esperados pelas autoridades educacionais.
Para os especialistas em educação, o cenário é preocupante. A falta de professores preparados compromete ainda mais a qualidade do ensino da rede escolar pública e condena milhões de crianças e adolescentes a uma formação abaixo dos padrões exigidos pelo mercado de trabalho e pelo desenvolvimento científico e tecnológico. O gargalo do sistema educacional está, justamente, na deficiência da formação nos níveis fundamental e médio.
Além disso, para melhorar as condições de aprendizagem dos estudantes, o MEC incorporou mais uma série ao ensino fundamental, que passou a ser de nove anos. Adotada em 2006, a medida vem sendo implementada gradativamente e, a partir de 2016, em todos os municípios brasileiros as crianças terão de começar a ser alfabetizadas aos 5 anos de idade. Sem professores em número suficiente para lecionar nas primeiras séries das redes municipais e estaduais de ensino fundamental, essa política certamente fracassará.
A única maneira de reverter esse quadro, trazendo mais jovens para o magistério público, é oferecer um salário inicial atraente e assegurar boas condições de trabalho. Sem isso, não há como tornar a carreira atraente - e, sem professores preparados e motivados, o Brasil não superará o seu passivo educacional.

fonte: http://www.estadao.com.br

Disponível em:
http://luzinhadesouza.blogspot.com/2011/02/profissao-pedagogo-ou-profissao-em.html
acesso as 22:57 06/02/2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mensagem a família


Na educação dos filhos todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja voçê como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.

Eugênia Puebla

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Creche do Tribunal de Justiça


Olá, nessa primeira semana na creche do Tribunal de Justiça foi de muito aprendizado, estou me sentindo muito feliz por poder educar um pouquinho cada criança da sala que estou, que é o infantil três. É claro que não fico sozinha, tem uma educadora que eu acompanho e estou aprendendo tanto com ela como com as crianças, hoje percebi que tenho capacidade de poder educar as crianças e ensinarem um pouco de valores, educação, princípios.Isso porque foi só nesta semana, penso eu que daqui um mês já estarei muito mais segura e com um pouco de experiência.Lá é bem legal a rotina começa as 13:00 com recepção no pátio, brinquedos, depois entram para as salas para brincarem um pouco,fazer a roda de atividades(música)com o infantil dois e as crianças do berçário, depois vão em fila lavar as mãos para comerem uma colação (fruta). Depois retornam a sala novamente para realizar outras atividades, lerem histórias, ou ver filmes. Depois vão ao pátio brincar e retornam a sala para lavar as mãos para serem servida a janta. Em seguida voltam novamente a sala de aula para escovação dos dentes, arrumar as mochilas e aguardar a chegada dos pais até as 18:30 no pátio. Isso tudo foi muito divertido, as crianças aprendem ser perceber, através da ludicidade.
Agradeço a Deus pela oportunidade que ele me deu, e peço SABEDORIA, a cada dia que passa...

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